quinta-feira, 13 de agosto de 2009

Cultura e História da Espanha

História:

Os primeiros habitantes da Espanha foram os iberos, quem deram o nome de Ibérica à península. Posteriormente se assentaram os celtas através da Galícia. Da fusão desses dois povos se originou um novo, os celtiberos. Desde o século XV ao III a.C chegaram sucessivamente a Ibéria e fundaram suas colônias os fenícios (que lhe deram o nome de Hispania), os gregos e os cartagenos.
Com a conquista dos romanos, o poder de Roma durou desde o século I a.C até o V da Era Cristã. Com a queda do império romano foi invadida e conquistada pelos visigodos que tinham sua capital em Toledo e adotaram a língua latina e o catolicismo.
No começo do século VIII (em 711), invadiram a península os árabes da Mauritânia ou Mouros, que em pouco tempo tomaram o território, com exceção de Astúrias e Vizcaya. Os poucos espanhóis que na parte noroeste da península conseguiram se opor à invasão, começaram uma guerra de reconquista que durou mais de sete séculos.
Já no século IX haviam adquirido importância os reinos cristãos de Aragon, Leon, de Navarra e da Catalunha. A desmembração do Califato de Córdoba acelerou a obra da reconquista. Esta foi completada pelos reis católicos Isabel e Fernando, cujo casamento em 1469 preparou a união de Aragon e Castilla. Em 1492, com a expulsão dos mulçumanos de Granada, realizaram a unidade nacional. Aos reis católicos corresponde a glória de ter conseguido essa unidade nacional e o descobrimento do Novo Mundo (1492). Foram sucedidos pela filha dona Juana (1504-1516), mas por causa de sua loucura e pela morte de seu esposo, Felipe I filho de Maximiliano I da Alemanha, a coroa foi passada para o seu filho Carlos I, com quem entrou a reinar na Espanha a casa da Áustria.


Cultura:

Espanha é provavelmente mais conhecida pelas touradas e pelo flamenco, mas conta também com pintores de fama mundial como são os casos de Salvador Dalí e de Pablo Picasso.
Outros dos pintores mais conhecidos são Goya (1746-1828) e Velásquez (1599-1660), cujas obras podm ser admiradas no Museu do Prado, em Madrid. As obras mais importantes de Velázquez são "Las Meninas e "La Rendición de Breda".
Espanha tem também alguns compositores de estatura mundial, bem como conhecidos cantores de ópera. Os compositores espanhóis de fama mundial incluem nomes como Enrique Granados, Isaac Albéniz, Manuel de Falla e Joaquín Rodrigo. Todos já ouvimos falar de Placido Domingo - o artista de ópera mais famoso de Espanha - assim como de José Carreras e de Montserrat Caballé.
A música e a dança flamenca surgiram no Sul de Espanha, mais precisamente na Andaluzia. Os ciganos enraizaram-se aqui, tendo desenvolvido a sua cultura em Espanha. Actualmente, a maioria das miúdas espanholas aprende a dançar sevillanas, uma das danças mais folclóricas.
O toureio ou a corrida de touros têm uma enorme importância na cultura espanhola. Foi no século XVIII que se tornou popular.

Nenhum comentário:

Postar um comentário